Tânia Cerzósimo
Esta é a história de Tânia Maria Froes Cerzosimo, natural de Campo Grande MS, 65 anos.
Tania foi criada sem a mãe, pelo pai um militar bem sucedido; que tinha e proporcionava á filha uma boa situação financeira, era alcoólatra.
Com o pai alcoólatra, a convivência com o álcool levou Tânia a ingerir bebidas alcoólicas desde os 10 anos de idade.
Ainda menina Tânia estava convencida que deveria ir para um convento e se tornar uma freira. Mas, aos 15 anos quando residia em Bauru-SP, conheceu uma igreja Adventista perto de sua casa que oferecia um curso bíblico gratuito e ela poderia ganhar uma bíblia de presente na conclusão do curso. Com o ensino que recebeu, desistiu de ser uma freira, creu no evangelho e possui a Bíblia que ganhou no curso até hoje.
Tânia cresceu, estudou, casou e teve um filho. Conseguiu emprego como funcionária do Estado por 18 anos, trabalhando no Tribunal de Contas. Mas, depois de um tempo, o casamento fracassou e veio a separação. Tânia começou então a mergulhar cada vez mais na bebida. Foram 30 anos escravizada pela bebida alcoólica. Tânia bebia cada vez mais, passou a andar com pessoas erradas, se envolver com outras drogas, brigar muito, a ponto de por várias vezes ser levada para delegacia. Se envolveu com a prostituição e passou a viver uma vida de depravação total.
A depressão ia aumentando e com isso ela bebia mais e foi perdendo tudo que tinha, primeiro a família, bens e enfim a saúde. Tânia chegou a ponto de beber e depois se trancar dentro de casa, nem a janela abria, “Tornei-me uma verdadeira filha das trevas” disse ela. Bebia e fumava o tempo todo, fica inconsciente, acordava queimada pelo cigarro, vomitando muito, o movimento das pernas foi paralisando, anemia, artrite e outros males foram tomando conta de seu corpo. Tânia tornou-se mendiga de rua, não tomava banho, não trocava de roupa, foi uma queda horrível.
Antes Tânia vivia correndo ou sendo conduzida para delegacia, agora, passou a ser levada para os hospitais, com a saúde cada vez mais debilitada. Quando percebeu que estava no último grau de dependência alcoólica, Tânia procurou o AA. Mas estava muito mal, era brava e se irritava com as perguntas das pessoas, principalmente quando alguém queria mostrar a verdade. Ela sempre recebia os conselhos como uma proposta de briga, como afronta.
Um dia, ao se sentir desafiada por uma mulher que conseguiu sair da dependência alcoólica, Tânia determinou que não iria beber mais a partir daquele dia. A falta da bebida passou a causar convulsões. Eram crises horríveis, tremia, vomitava muito e o problema de saúde se agravou ainda mais. Tânia se sentiu totalmente destruída pela bebida, o filho a tinha abandonado, tinha vergonha da mãe alcoólatra e prostituta. Agora a vida estava por um fio, não havia esperança para ela. Procurou ajuda em várias entidades, mas não havia espaço para mulheres nos locais de tratamento, só tinha clínicas para homens, em alguns lugares a deixavam ficar por dois ou três dias, depois a colocavam na rua novamente.
Um dia, o Sr. Samir deu uma entrevista em um programa de TV, havia conseguido se libertar das drogas no Esquadrão da Vida em São Paulo e estava iniciando o Esquadrão em Campo Grande. Um amigo assistiu a entrevista e foi procurar ajuda para Tânia. Samir e outro Pastor foram até a casa onde Tânia estava e a encontraram em um estado lamentável! O pastor disse que não haveria como ter uma mulher no esquadrão, pois só havia homens naquela turma. Mas, Samir disse que daria um jeito e conseguiria um lugar para ela. Tânia foi levada para o Esquadrão da Vida, a primeira casa do Esquadrão foi na Vila Jaci, na rua Laudelino Barcelos, eram 15 homens e só ela de mulher. Pastor Samir passou a cuidar dela. Quando Pastor Samir ministrou a palavra de Deus, mostrando o plano de Deus para sua vida, Tânia aceitou a Jesus Cristo no seu coração, mergulhou nos braços de Cristo. Naquela mesma semana, Deus começou a restaurar sua saúde. Suas pernas soraram, as convulsões acabaram, a saúde voltou! O filho chegou trazendo com ele a nora e a primeira neta ainda pequena. Deus estava começando a devolver tudo que o vicio havia tirado dela.